quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Primeiro "Bate-papo com Linguistas"

Aconteceu, no dia 27/09, a abertura do primeiro ciclo do projeto "Bate-papo com Linguistas". Esta ação, promovida pelo Centro de Estudos da Linguagem (CEL) e coordenada pelo professor Lucas Martins Gama Khalil e por mim, professora Natália Cristine Prado, tem como objetivo estabelecer diálogos, de modo menos formal, sobre as diversas possibilidades de pesquisa no campo da Linguística. 


Esse espaço também servirá para aprofundar temas importantes para a formação do discente do curso de Letras (e demais interessados), mas que, muitas vezes, foram pouco discutidos em sala de aula. Pretende-se, neste ciclo, realizar um bate-papo por mês, ocasião em que os alunos presentes terão a oportunidade de assistir a uma exposição de um linguista convidado e de conversar com esse linguista sobre seus estudos e sobre a profissão.


Neste primeiro encontro o tema foi "Fonologia, variação e ensino de português como língua materna" e a conversa foi conduzida por mim. Os resultados deste primeiro encontro foram muito positivos, pois houve 55 inscritos, concentrados principalmente nas áreas de Letras (vernáculas e estrangeiras), Pedagogia e Biblioteconomia. 

Gostaria de agradecer a presença de todos. Foi um grande prazer bater-papo sobre linguística com vocês!


Aproveito também para agradecer aos professores Lucas, Amauri e Leone pela parceria neste projeto e às queridas alunas Andressa, Josely, Ana Paula e Simone por toda ajuda na organização desta ação. 

Ainda estão previstos para este semestre mais dois bate-papos: no dia 20/10, a professora Nair Amaral vai conversar um pouco sobre "Análise do discurso e ensino: criatividade e cidadania na formação de leitores" e, no dia 18/11, o professor Lucas Khalil vai falar sobre "Discurso e qualidade de voz".  Esperamos vocês!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário